BAHIA,  NORDESTE

Barra do Cahy: primeira praia do Brasil

Barra do Cahy Cumuruxatiba

Neste mesmo dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capitão pôs o nome de O Monte Pascoal e à terra A Terra de Vera Cruz!

(…) E à quinta-feira, pela manhã, fizemos vela e seguimos em direitos à terra, indo os navios pequenos diante, por dezessete, dezesseis, quinze, catorze, treze, doze, dez e nove braças, até meia légua da terra, onde todos lançamos âncoras em frente à boca de um rio.

(…) E dali avistamos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos que chegaram primeiro.

Pero Vaz de Caminha, ano 1.500

Assim foi descrita a primeira terra avistada pelos primeiros portugueses que arribaram no Brasil. Uma praia exuberante, no encontro com um rio, que naquele dia não ofereceu boas condições de desembarque, motivo pelo qual a tripulação resolveu pôr rumo ao norte, chegando a Porto Seguro. O restante da história é bem conhecido 😉

Dizem pesquisadores, historiadores, e a Globo (“Palavra do Senhor, graças a Deus”), que esta praia foi a Barra do Cahy, no litoral sul da Bahia.

Lenda ou realidade, a questão é que meus vizinhos conquistadores não puderam escolher melhor lugar para começar a conhecer o Brasil: a praia é de tirar o fôlego e também é um ótimo resumo do que o litoral nordestino tem a oferecer: águas claras, falésias, coqueiros, a barra de um rio e muita, muita paz.

Barra do Cahy Prado
Cartão-postal da Praia do Cahy

A Barra do Cahy é uma praia pertencente ao distrito de Cumuruxatiba, no município de Prado, no litoral sul da Bahia.

Fica bem próxima do Parque Nacional do Descobrimento e do Parque Nacional do Monte Pascoal, e apenas uns 15 km ao sul da Ponta do Corumbau. Aliás, para quem gosta de andar pela praia, ir a pé até o Corumbau dá uma linda caminhada de umas 3h (se for fazer, vá com a maré baixa!).

Barra do Cahy onde está

Barra do Cahy: como chegar

De carro

A forma mais fácil de chegar na Barra do Cahy é pegar o trecho da BA-001 que sai de Prado em direção norte, para Cumuruxatiba. A estrada é bem ruinzinha, com muito sobe e desce e cheia de buracos, pouco recomendável ir de carro baixo (a gente foi de 4×4 e já sofreu…).

O lado bom é que vai pelo litoral, aí se for sem pressa pode parar em algumas das inúmeras praias que tem ao longo do caminho: Lagoa Grande, Amendoeiras, Areia Branca, Paixão, Tororão, das Ostras, Japara Grande, Japara Mirim, Areia Preta… a maioria delas desertas!

Depois que passou “Cumuru”, a BA termina e começa uma série de estradinhas de chão secundárias (porém em melhor estado que o trecho de BA 😅). O caminho até a praia está bem sinalizado com pequenas placas ao longo da estrada, é fácil chegar.

No último trevo, uma placa bem visível pede para virar a direita em direção ao “Bar e Restaurante da Glória“, depois é só ir reto e estacionar o carro ao lado da praia. 

Alguém resolveu filmar os 6 minutos de percurso que há entre a placa indicando o Restaurante da Glória e o estacionamento, com uma trilha sonora psicodélica legalzinha. Me vi na obrigação de compartilhar.

Dica de mestre: caso você estiver vindo da BR, estando já na BA-489 que une Itamaraju com Prado,  uns 9km antes de chegar, tem uma estrada de chão que leva quase a Cumuru (uns 12 km antes, Japara Grande) sem ter que passar por Prado, evitando assim a parte mais ruim da BA-001. A gente só descobriu na volta, mas agradecemos muito! Talvez uma boa seja ir pelo litoral via Prado, pra não perder as vistas, e voltar pela “estrada alternativa” 🙂

Barra do Cahy Cumuruxatiba como chegar
Bem melhor que a BA dos buracos né?

Sem carro

Várias agências organizam passeios saindo de Cumuruxatiba ou Prado, por exemplo, a Cumuru Magical Tour, que oferece a Barra do Cahy e a ponta do Corumbau junto, se quiser.

O Edu, do Viagem em Pauta, fez esse passeio com eles:

Mas primeiramente você precisa chegar em Prado. O aeroporto de Teixeira de Freitas fica a 80 km e recebe voos da Azul; já o de Porto Seguro, a uns 200 km de Prado, tem voos da LATAM, da GOL e da Azul.

O trecho de estrada de Teixeira de Freitas / Porto Seguro para Prado pode ser feito de ônibus com a Viação Brasileiro. No site da Quero Passagem pode consultar horários e preços.

O percurso entre Prado e Cumuru também pode ser feito com a mesma empresa (um ônibus diário de ida e outro de volta).

Onde comer na Praia do Cahy

A praia tem apenas um restaurante, o já mencionado “da Glória”, que serve pratos e petiscos bem gostosos e uma cerveja bem gelada, além duns sucos maravilhosos. Eu tive que repetir o de limão, de tão bom que era!

Tem a dir que o fato de ser o único fornecedor do lugar faz com que os preços sejam algo mais salgados do esperado, mas a qualidade compensa.

Também pode aproveitar os chuveirões que eles colocaram ao lado das mesas para tirar a areia antes de subir ao carro e ir embora limpo 🙂

Barra do Cahy Prado onde comer
Restaurante da Glória, ali entre os coqueiros

O que fazer na Barra do Cahy

Que pergunta é essa, né? Chegados até aqui, é só relaxar e curtir o paraíso!

Se você é igual eu e não sabe ficar de boa na praia sem fazer nada, andar pela areia é uma ótima opção. Se for pelo lado sul talvez encontre o habitante mais boêmio da praia, um homem que mora em uma cabana na companhia de um barquinho e uns dogs. Seguindo uns quilômetros a frente, chega-se à Praia do Calambrião.

Primeira praia do Brasil
praia do calambrião prado cumuruxatiba

Caminhada pelo lado sul, em direção à Praia do Calambrião

Também pode ir em direção norte até a foz do rio Cahy. Pode travessá-lo sem medo, que não afunda (no meu caso a água mal me chegava na cintura, e não faço metro oitenta!), e curtir um delicioso banho de água doce à beira mar, ou deixar seu corpo ser levado pelo rio.

melhores praias litoral sul da Bahia
Desembocadura do rio Cahy

Caso estiver com crianças, elas podem tomar banho na lagoa que o rio forma antes de desaguar no mar, se bem que, neste lugar, ele acostuma ser tranquilo e ótimo para banho.

melhores praias Prado
Ilhinha de areia que se forma no meio da desembocadura
Bahia praias lindas
Pequena "lagoa" que o rio faz antes de desaguar no mar
bahia praias mais bonitas
Mar calmo vs banho de rio. A escolha é sua!

Depois que passou a lagoa, volta a paisagem de falésia, restinga e areia característico da região. Não acostuma haver muito turista nesta parte da praia, que é a que eu recomendo para uma mergulhada nas águas mornas da Bahia.

bahia praias paradisiacas
A praia todinha pra você!
bahia praias famosas
Só umas 3h a pé nessa direção para chegar no Corumbau

Voltou do passeio, é hora de bater umas fotos com as diferentes placas comemorativas de “primeira praia do Brasil”, para provar que você esteve lá 500 anos depois que a Esquadra do Cabral.

barra do cahy prado bahia
melhores praias bahia
praias litoral sul bahia

Modelando com a efeméride

E por último, a opção favorita de muitos: deitar e não fazer nada mais que escutar o barulho das ondas e a calmaria de uma praia pouco movimentada.

No final das contas, você tá na Bahia… Sorria!

Onde ficar na região da Barra do Cahy

Um dos principais encantos da Praia da Barra do Cahy é o fato dela estar meio isolada da multidão. A única estrutura do local é o Restaurante da Glória, e não há acomodações.

As pousadas mais próximas encontram-se em Cumuruxatiba, se bem que não posso indicar nenhuma por falta de experiência própria.

Muitas pessoas escolhem ficar em Prado e fazer um bate e volta para passar o dia na Barra do Cahy. Aqui não tenho dúvidas: a Pousada Casa de Maria é uma das melhores hospedagens em relação qualidade-preço que já estive na minha vida (e não foram poucas):

  • O local em si é bem bonito e charmoso.
  • Quartos amplos, limpos e bem cuidados com camas comfortáveis.
  • Uma área comum com várias espreguiçadeiras em torno de uma piscina de tamanho razoável.
  • Um bar onde servem petiscos deliciosos e preparam coquetéis bem elaborados.
hotel em prado bahia
Pousada Casa de Maria - Prado

Em resumo, um hotel de várias estrelas a preço de pousada (nós pagamos R$ 180 por um quarto duplo privativo com banho)! Súuuuper recomendo.

Conclusão

A praia da Barra do Cahy é um desses lugares únicos, de beleza exuberante quase intocada pela ação humana.

Ainda por cima, trata-se de um local de importância histórica para o Brasil. Destinos que misturam natureza e história são sempre meus preferidos.

Se você resolver passar uns dias na Costa das Baleias, o litoral mais meridional da região Nordeste, não pode deixar de visitar esta praia maravilhosa.

praias bahia litoral sul
pousadas em prado
Bahia praias lindas
praia prado
cumuruxatiba bahia
Prado praia Bahia
praias litoral sul da bahia
prado bahia pousadas
pousadas em prado bahia

Filmagem aérea da Praia da Barra do Cahy com drone (vídeo de Roberto Carlos da Silva Alvarenga)

Sua vez!

E você, já foi na Barra do Cahy?

  • Se sim, o que você achou? Valeu a pena sofrer a estrada? Conheceu outras belezas da região, como o Parque do Descobrimento ou o Arquipélago dos Abrolhos?
  • Se não, já tinha ouvido falar? Está nos seus planos de viagem?

Participe e deixe seu comentário! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.